quinta-feira, 24 de outubro de 2019

EPISÓDIO 1 - JULGAMENTO ESTILO MASTERCHEF

        Por muito tempo eu ficava presa num padrão de julgamento das pessoas, porque eu pensava que se uma pessoa fizesse algo "errado", ou que eu não concordasse, tudo o que ela fizesse teria esse mesmo desconforto, ou problema.
      Vou explicar melhor, é como se alguém que me ferisse, fosse ferir todo mundo, se a pessoa tivesse uma falha de caráter em um aspecto, ela apresentaria essa mesma característica em tudo o que faz. 
      Eu sempre ouvi que ninguém é totalmente bom ou mau, que é preciso deixar ir emoções e mágoas. O que eu demorei para entender é: como fazer isso?
        Um dia eu estava assistindo Masterchef, e eu devo ter ficado brava com alguma coisa do tipo: Não acredito que essa pessoa se comporta dessa maneira e fez um prato melhor, fulano que é um ser humano melhor será eliminado? (No meu ponto de vista, eu achava fulano melhor). Pensei, vai que os chefes estão certos. Eles talvez não tenham todos os elementos sobre uma pessoa, eu também não tenho. Comecei a pensar, qual é o critério?
     Observar como eles tomam as decisões, óbvio que eles usam critérios, dentro de suas especialidades: Sabor, estética, criatividade, autenticidade e etc.
           Eu não sou chefe, nem cozinheira, não sei exatamente como funciona todo esse lance da cozinha e suas filosofias.
           Mas sei que eles parecem não saber o que acontece entre os competidores e eles julgam apenas o prato e o desempenho do candidato naquele projeto, naquele prato.

           Acho que na vida a gente tem que ser assim também. Parar de julgar uma pessoa pelo jeito que ela trata os outros, pela forma com a qual a pessoa vive a vida dela e focar no que importa de verdade, que é Você. No final, tudo volta pra você e você acaba sendo a grande bússola que norteia sua vida. Por isso precisamos fazer ajustes nos nossos pensamentos para que eles nos direcionem para caminhos mais livres e para felicidade.

           Voltando ao Masterchef...

           Você não precisa de um histórico completo de uma pessoa para fazer sua cabeça sobre ela. Até porque, as pessoas mudam, elas crescem e se aperfeiçoam. Julgue o hoje, o agora, sem deixar que o passado ou outros elementos influenciem nas suas decisões. Foque no prato que está sendo apresentado no momento atual.
           Qual é o seu critério? Porque se alguém te trata bem, se você percebe que a pessoa dedica o tempo dela e se esforça quando está ao seu redor, talvez não precise eliminá-la.


Bom é isso...

Luz e Paz...

Namastê!

Nenhum comentário: